Acredito que a diva de quem eu vou falar hoje dispense qualquer comentário. Todos os que amam música New Age, e mesmo aqueles que não são adeptos do gênero gostam de uma ou duas músicas dela. Mesmo que seja a May It Be música que fez parte da trilha sonora da trilogia O Senhor dos Anéis.
Mas o que eu posso dizer da Enya? Difícil viu, já que escuto suas músicas desde os meus 15 anos e a minha meia hora de meditação diária têm na playlist cinco músicas dela. Enya não me acalma ao contrário do que muita gente pode pensa. Suas músicas me fazem pensar, é como se eu consegui-se silenciar meus pensamentos e por poucos minutos ter um pouco de paz.
Sempre que escuto Enya, lembro que mesmo que em alguns momentos seja difícil acreditar: ainda existe um pouco de esperança e magia neste muito em que vivemos. As músicas da Enya me fazem sonhar ...
Mas antes que este post fique gigante, que tal conhecermos melhor a Diva da música Celta?
Biografia:
Enya nasceu Eithne Ni Bhraonain no Co. Donegal, Irlanda. Estudou música clássica na faculdade e em aulas particulares. Ao sair da faculdade ela foi convidada pelo produtor Nicky Ryan para se juntar a seus irmãos em uma banda familiar, a Clannad.
Enya permaneceu pouco tempo na banda e, em 1982 ela formou com Nicky Ryan e Roma Ryan, uma parceria criativa e de negócios. Sua primeira composição de sucesso foi uma música para Sir David Puttnam para seu filme "The Frog Prince".
Justamente esta composição, garantiu mais tarde a trilha sonora do documentário da BBC "The Celts". Enya foi então assinou com Warner Music e produziu três albuns pela EMI Music Publishing. O primeiro álbum deste contrato era "Watermark" com o "Orinoco Flow" hit single.
Este foi seguido por Shepherd Moons, The Memory of Trees , Paint the sky with Stars, A Day without Rain que produziu o single Only Time ( para quem não sabe a música do filme Doce Novembro), Amarantine e para o filme Lord of the Rings - The fellowship of the Ring as músicas Aniron and May it be.
Enya, Nicky e Roma foram indicadospara o Globo de Ouro e ao Oscar pela canção May it be, e também receberam muitas outras indicações e prémios, incluindo o Ivor Novello por Realizações Internacionais.
As últimas honras agraciadas a Enya foram dois graus honoríficos, da Universidade de Galway honrado ela com Doutora em Música e da Universidade de Ulster honrado a Enya o titulo de Doutora em Letras.
Discografia:
• Álbuns de Estúdio:
- Enya (1986).
- Watermark (1988).
- Shepherd Moons (1991).
- The Celts (Relançamento de Enya: álbum) (1992).
- The Memory of Trees (1995).
- A Day without Rain (2000).
- Amarantine (2005).
- And Winter Came (2008).
• Coletâneas:
- Paint the sky with Stars (1997).
- The Very Best of Enya (2009).
E neste clima super zen que as músicas da Diva da música Celta deixa entre nós, espero que tenham gostado do na playlist deste mês. Mês que vem a dica musical vai ser principalmente para os fãs de trilha sonoras de filmes, então fiquem atentos!
Beijinhos!
Adorei o post Ane!!!
ResponderExcluirFaz séculos que não escuto Enya! Até me deu saudades!
Só não concordo quanto "a Diva da música celta"... para mim, a diva é a Loreena Mckennitt. :p
Bjooo!
Adorei o post (: Não conhecia essa cantora, de verdade UAHSUAHS pelo menos creio que não escutei nenhuma música dela, mas vou procurar agora algumas.
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Amei o post!
ResponderExcluirAdoro as músicas da Enya! Quando escuto me sinto em paz... ótima para escutar quando se esta nervosa, ansiosa, agitada.
Tenho várias músicas dela aqui no pc.
Beijos
Faz tempo que não ouvia falar de Enya!
ResponderExcluirEu escutava quando era criança, meus pais têm até uns CD's dela, então ficava tocando no carro toda a hora kkkk
Enya e a banda Era estão muito presentes na minha infância então sempre que escuto me sinto meio nostálgica e sempre acabo lembrando de alguma coisa do passado ^^
Adorei seu post, obrigada por trazer um pedacinho da minha infância de volta ;D
Beijos
Marta
As Palavras Fugiram
Acho que nunca ouvi falar dela! *vergonha* Mas acho que já ouvi as músicas nos momentos de meditação na academia kkkk
ResponderExcluirAnsiosa para a próxima playlist do mês *-*
xx thanny in wonderland
ADOOORO Enya por dois motivos simples:
ResponderExcluir- Meu último solo de jazz foi com uma música dela;
- Ela tem música em Senhor dos Anéis! *____*
Gente, essa mulher é demais.
Adoooro! E achei muito bacana você recomendá-la aqui. Ótimo post! \o/
Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Eu tenho um CD dela aqui em casa! O que posso dizer? Dona de uma voz simplesmente maravilhoooosa. Adoro as músicas dela, for real. Tudo apaixonante. Ainda tenho que ir em busca dos outros álbuns, para escutar! *o* Uma ótima indicação. beijos!
ResponderExcluirRachel Lima
http://etcoetra.blog.br
Essa é A Diva das Divas! E como vc mesma comentou querida, ela não acalma... ela faz vc refletir... é uma musica que te leva ao mais alto dos pensamentos... algo que eleva!
ResponderExcluirAi que saudade dessa sua coluna, e voltando com essa diva perfeita? o qeu dizer? Adorei querida!
Sucesso e pode trazer mais! =)
Tebh
www.marrymelody.com.br
Oi Ane! Adorei o blog e estou seguindo =3
ResponderExcluirEu amo a Enya! *-* E assim como você, ela não me acalma =O ela faz a gente pensar muito, né?? Fico sempre pensando na vida, e quando estou triste, sempre choro kkk
As músicas são tão lindas e cheias de sentimento, que eu sinto na pele...
Eu descobri ela pelo Senhor dos Anéis mesmo, mas depois fui pesquisando e agora escuto todas as músicas dela *-*
May it be e Only Time são minhas preferidas =D
Bjus =*
*-*
ResponderExcluirEnya é linda né? Tão Nova Era!! \o
Eu conheci a cantora pelo filme "Doce Novembro" com a música "Time". Nossa, choro tanto com essa música, é tão melancólica mas e a letra, OMG!!!
Tenho um CD dela, o "Amaratine" e é ótimo!!
Adorei o post!
xoxo
Enya é simplesmente fenomenal!!!!! Não conheço uma pessoa sequer que não goste dela.
ResponderExcluirAs músicas dela sempre me acalmam, me faz viajar. Eu amo de paixão!!!!!
Adorei o post, anjo!!!!
Beijinhos
Rê
Ler e Almejar
To My Dear and Loving Husband" was composed by America's first female artist, the Puritan, Anne Bradstreet. Truth be told, Anne Bradstreet is one of just a modest bunch of female American artists amid the initial 200 years of America's history. “Orinoco Flow” New Ager
ResponderExcluir