P.S Eu te Amo por Cecelia Ahern.
• ISBN: 9788581630625
• Editora: Novo Conceito
• Ano: 2012
• Número de páginas: 368
• Classificação: 3/5 estrelas
Onde Comprar: FNAC, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Livraria da Travessa, Submarino - Compare os Preços
Sinopse:
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
Assim como todo mundo que assistiu ao filme, quando soube do lançamento de P.S Eu te Amo pela editora Novo Conceito fiquei ansiosíssima para ler o livro, me emocionar e encantar novamente com a linda história de Gerry e Holly. Porém, infelizmente vou ter que admitir que, o filme funcionou muito melhor comigo. Sim vocês acabaram de ler exatamente isso: “o filme funcionou muito melhor comigo”.
Eu sempre acabo achando ao contrário que os livros são melhores que os filmes e tudo mais. Só que mesmo P.S Eu te Amo sendo um livro realmente lindo, eu não consegui me emocionar tanto com a sua leitura, como me emocionei assistindo o filme. Acredito que grande parte disso se de pelo fato dê que não consegui me identificar em momento algum com a Holly, mas antes que alguns de vocês me joguem pedras deixe-me explicar minhas razões.
Já perdi alguém que amava muito e nem por isso eu fique em casa sentindo pena de mim mesma. Tudo bem, Gerry era o grande amor da vida dela e claro que dói, mas em meu ponto de vista é muito egoísmo da parte dela desistir de viver, enquanto ele lutou até o final. E se não bastasse isso, ele ainda se preocupou em deixar uma espécie de “10 mandamentos” para que ela conseguisse viver sem ele. Sim realmente muito romântico e bonito, porém mesmo essa atitude protetora de Gerry me fez gostar da Holly. Não consigo aceitar o fato de uma pessoa ser tão dependente de outra para tomar decisões simples na vida. Desculpe-me, mas simplesmente não consigo.
Gente não que eu seja insensível, quem me conhece sabe que eu choro vendo comercial de TV, só que o livro não me convenceu como romance. Na verdade ele me passou a sensação de ser um livro mais sobre o valor da família e da amizade do que romance em si. Não que eu não tenha me emocionado claro que me emocionei, porém, por mais que houvesse momentos em que meus olhos ficassem marejados, eu simplesmente não consigo suportar pessoas que ficam inventando desculpas e se lamentando o tempo todo para não enfrentar os problemas. E a Holly de encaixa bem nesta descrição.
A parte boa é que o livro não fica focado apenas em Holly e sua viuvez. A narrativa conta com momentos engraçados e divertidos, que ficam por conta da grande e barulhenta família de Holly. Não sei, mas pelo menos para mim o livro teria funcionado melhor se a autora tivesse dado uma importância maior a esses momentos e para alguns personagens com Jack, irmão mais velho de Holly, ou para o próprio pai dela. A participação destes personagens me soou vaga demais. O mesmo não posso falar da irmã caçula de Holly, Ciara uma das melhores personagens do livro, em minha opinião.
As melhores amigas de Holly também se destacam bastante. Sharon merece o "prêmio Nobel da paciência", por que dificilmente algumas pessoas teriam a paciência que ela teve com a Holly em certas ocasiões. Já para Denise a vida era uma constante festa, só que por mais que ela parecesse uma pessoa egoísta e superficial, em muitos momentos era a sua personalidade mais “controlada” que mantinha o clima e o ritmo de leitura agradável.
Eu gostei bastante do livro em si, porém eu esperava algo a mais e, essa expectativa infelizmente não foi atingida. A história no geral é bonita, leve, meiga e descontraída, só que no requisito romance e emoção ele deixou muito, mas muito a desejar. Um fator bem positivo, é que o final não é muito clichê e isso me surpreendeu bastante. Não me arrisco a dizer que é visível o amadurecimento da personagem principal, mas você consegue perceber que ela está caminhando para isso.
Embora não tenha chorado rios durante a leitura como chorei assistindo ao filme, P.S Eu te Amo foi uma leitura agradável, e consegui fazer com que ao longo de todo o livro eu de certa forma me envolvesse com a história e me senti-se próxima dos personagens. O que é mais um ponto positivo para a autora Cecelia Ahern.
O livro pode não ter entrado para os meus favoritos, mas é uma leitura que eu indico para quem está à procura de um livro doce na medida certa. Vale apena!
Ai quero muito ler esse livro, e como vc disse é mto egoísmo acho que ele mesmo não iria querer q ela fissesse isso, mas preciso ler o livro pra saber.
ResponderExcluirBjs
Estou curiosa pra ler este livro, pena que vai demorar até eu conseguir... a NC mandou os Kits pro meu endereço antigo, no RS, e só vou poder lê-lo quando eu conseguir ir até lá, visitar a família! o.O
ResponderExcluirQue pena que a história não é tão emocionante assim, né? Ouvi falar que o filme faz chorar litros... mas, mesmo assim, parece ser uma boa história!
Bjus, adorei a resenha!
Paty Algayer - Mágica Literária
Acho que isso vai acontecer com a maioria das pessoas que lerem esse livro e que viram o filme antes. O filme tem todo um lado mais sentimental, mostrando mais a parte bonita da coisa, sabe? É uma pena. :(
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler P. S. Eu Te Amo e espero não me decepcionar. Beijo!
ResponderExcluireu nao quero ler esse livro ashushuuh gente sem contar q eu comecei a ler e dessisti (pelo menos eu tentei) agora o filme ashuashuahu senhor eu odeie com todas as minhas forças
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirSério, você disse tudo o que eu queria ter dito ainda mais na minha resenha. O filme foi bem maaais emocionante. Sério, adorei a sua resenha. *-*
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Eu tô curiosa pra ler esse livro porque o filme foi um dos únicos que me fez chorar (é muito difícil eu chorar com filme) e li The Book of Tomorrow e apesar de não ter gostado da protagonista ( do mesmo jeito que acho que não vou gostar da Holly), eu gostei muito da narrativa da autora. Amei a resenha :)
ResponderExcluirBeijos
Raiana - Território Pop
Oi Ane, eu li esse livro há anos em e-book e gostei muito, mas tenho que concordar com essas características que você citou da Holly, enche um pouco o saco. Como eu li o livro antes do filme, para mim foi o contrário, mas me apaixonei pelos dois de formas diferentes.
ResponderExcluirÉ uma droga quando criamos muitas expectativas, mas acho que ainda assim vale a leitura.
Beijos
Oi Ane, eu gostei da sua resenha, mas descordo na parte que fala da Holly, poxa eles namoravam desde o colegial, se casaram, tinham planos, um futuro todo pela frente, aí vem a maldita doença e acaba com tudo, acho que foi importante para a Holly ter vivido toda a dor dela,para poder seguir em frente,(e ainda teve "personagens" que achou q ela não sofreu) a partir do momento que vc casa, deixa sua família pra formar uma outra família que será mto mais importante é difícil a perda, o amor deles era mto grande. Eu não gostei mto do Jack, eles eram mto grudados antes, mas depois que Gerry morreu ele nem se importou com ela, já o Richard que ngm dava nada p/ ele foi quem esteve ao lado dela, de uma maneira estranha, mas esteve presente e mtas vezes fazendo ela rir.
ResponderExcluirSabe isso que eu acho legal nos livros, opiniões variadas, eu amei o livro, vc não gostou tanto...temos que respeitar essas opiniões, interpretações diferentes é importante.
BjOs!!!
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br
Acho que o livro é muito mais interessante que o filme^^.Tive uma pena de Holly,acho legal ter esta compahia de amigos.e tb o fato dele deixar estes montes de afazeres.Mesmo depois de morrer ainda é romantico rsrs.A resenha ficou ótima e deu vontade de ler mais ainda!
ResponderExcluirEu sempre choro com o filme, chorei com o livro e sou doida de querer ler de novo (e chorar) só pela nostalgia e o prazer de uma boa leitura? Holly e Gerry sempre me inspiram, é lindo de ver a superação dela e a força de vontade dele para fazê-la seguir em frente...
ResponderExcluirConcordo com você (baseada no filme, que pode ou não ser parecido com o livro). Deixou um pouco a desejar no romance e emoção.
ResponderExcluirMas discordo em relação ao luto da personagem. Acho que cada pessoa tem uma forma de lidar com a dor. Uns conseguem superar mais facilmente, sem se deixar abater, mas há pessoas que sofrem mais. E não acho muito justo condenar alguém por isto. A pessoa com certeza não gostaria de se sentir desta forma.
De qualquer maneira, quero muito ler o livro e tirar minhas próprias conclusões.
bjs
Quero demais esse livro! Não sei pq nunca assisti ao filme, mas quando fiquei sabendo do lançamento do livro decidi ler e só depois assistir o filme.
ResponderExcluirVamos ver se vou ter paciência com a Holly. Hehe!
Ótima resenha :)
Eu querooooo ><
ResponderExcluirMuito boa a resenha! quero demais ler esse livro...
ResponderExcluir>.<
Oie,
ResponderExcluirTambém chorei litros com o filme, acho difícil mesmo o livro supera-lo... amei a resenha, quero ler em breve esse livro!!!
O Gerry devia ser um fofo !!!
Beijus
Assisti o filme e me apaixonei,é uma história tão absurdamente triste mas que foi levada de uma forma engraçada e leve,até se tornar algo lindo.
ResponderExcluirEstou bastante curiosa sobre esse livro.
ResponderExcluirEspero ler ele em breve.
Não assisti o filme ainda, mas pretendo assistir ;)
Adorei sua resenha.
Beijos
Eu só assisti o filme, mas achei sua resenha interessante. Espero poder ler o livro e ver se meu ponto vista é semelhante ao seu sobre os personagens, principalmente a Holly.
ResponderExcluirbjs
Tenho muita vontade de ler esse livro e a cada resenha que leio essa vontade só aumenta...
ResponderExcluirMe emocionei muito com o filme(quem não né haha) e espero sentir o mesmo com o livro.
Não acho que vc seja insensível, só acho que cada pessoa lida com a dor de uma maneira diferente, talvez você não tenha se identificado com ela porque seu jeito de lidar com a dor seja diferente :)
Adorei sua resenha!
Bjs.
Não sei por que, mas até hoje não vi o filme, mas morro de vontade de ver, pq sei q é lindo. O livro então deve ser maravilhoso. Adoro esse tipo de história q parece mais realista ao apresentar a morte de alguém, e não um simples "foram felizes para sempre no final". Não vejo a hora de ler e me acabar de chorar!!
ResponderExcluirQuero muito ler,é incrivelmente demais!
ResponderExcluirEu amooo o filme e quando descobri que seria lançado aqui fiquei muito feliz, mas jura que você achou o filme melhor..porque geralmente é o contrario, mas so lendo pra tirar minhas conclusões, mas acho que deve ser muito bom, pois amo esta autora, apesar de tristes os seus livros, beijos.
ResponderExcluirAdorei a resenha, parabéns!!!
ResponderExcluirNossa, eu já amei o filme de PS EU TE AMO, agora imagino o quanto o livro não deve ser maravilhoso!!!
ResponderExcluirparabéns por esse blog!!!!
Eu vi o filme e me acabei em lágrimas, imagino que o livro deve ter mais detalhes ainda, vou preparar os lenços!
ResponderExcluirRomance não é meu gênero de livro preferido, mas fala-se tanto desse livro e filme que acabou me deixando com curiosidade pra lê-lo. Me prece ser uma história bem comovente. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Muito boa sua resenha, ainda não li o livro mas já assisti o filme e ainda estou me preparando psicologicamente para poder lê-lo rs. Beijos.
ResponderExcluirAcho que sou uma das unicas pessoa que nunca assistiu o filme, sempre falaram muito bem dele mas nao tive oportunidade. Enfim, aparentemente o livro é baseado no filme (eu acho '-') o livro é um romance muito fofo pelo que percebi, gostaria muito de lelo e me emocionar com essa historia.
ResponderExcluirSó de pensar em perder alguém e receber cartas com tarefas a cumprir perco o fôlego. Muito interessante o assunto, gostaria muito de ler. Abraços.
ResponderExcluirAssisti ao filme e me emocionei muito.
ResponderExcluirA trama é linda e muito original esse lance das cartas de Gerry para Holly.
Quero muito ler esse livro e conhecer mais dessa estória.
Bjo.
também me emocionei com o filme, serio que o livro não é tão bom?
ResponderExcluirT.T
Ainda não assiti ao filme por causa do livro, espero lê-lo logo! Beijo :)
ResponderExcluirÉ muito linda a história desse livro! Já assisti o filme umas milhares de vezes. :)
ResponderExcluirUma vez assisti ao filme e não gostei muito, porém ultimamente tenho tido muita vontade de ler esse livro. Sempre gostei muito dessa história apesar de não ter gostado do livro!! Bjs
ResponderExcluir