Olá leitores!
Como vocês já puderam perceber hoje é dia de estreia da nova coluna aqui do blog, a Na Livraria. E para começar com o pé direito, vou compartilhar com vocês quais foram as minhas impressões da Trilogia A Seleção, da autora Kiera Cass, lançada no Brasil pela Editora Seguinte.
Admito que eu, estava receosa com essa série pelos velhos e bons motivos de sempre. Todo mundo falando super bem, resenhas com inúmeros elogios e todo aquele blá,blá,blá que já estamos acostumados. Porém, para minha imensa felicidade me surpreendi muito com a história. A escrita da autora Kiera Cass é muito bem estrutura o que torna praticamente impossível não se encantar com a história e seus personagens.
No post de hoje eu vou comentar vocês um pouco, sobre os dois livros A Seleção e A Elite e o conto O Príncipe. Isso mesmo leitores, eu já li os três. Será que me tornei fã?
O cenário dessa história é Illéa, ou o que sobrou dos Estados Unidos depois que foi tomado pela China. Como toda distopia, A Seleção tem aquela sutil crítica ao modo de vida da sociedade atual, afinal se não fossem os abusos que levaram o “antigo” Estados Unidos a se afundar em dividas o país jamais teria sofrido o golpe que sofreu.
Em Illéa, a população é dividida pelo regime de castas, sendo que a “Um” a mais elevada, a que pertencem os membros da nobreza e a “Oito” a casta mais baixa na qual se “rotulam” todas as pessoas com deficiência, algum tipo de vicio ou sem teto, triste eu sei. Só essa denominação por número é um fator que deixa você com raiva do governo de Illéia já. Sei lá, parece ser tão injusto (...).
A protagonista da vez é América Singer, pertencente à casta “Cinco”, a casta dos artistas. Ou seja, em Illéia não é o seu talento que define qual a profissão você vai ter, e sim a casta a que você pertence. América é cantora (qualquer dica dada no sobrenome dela é mera coincidência), e para ajudar a família ela costuma se apresentar nas festas e eventos das castas mais altas. Mas, América possui um grande segredo. Há dois anos ela mantém um namoro proibido por lei com o Aspen, um simples trabalhador braçal da casta “Seis”.
Perdidamente apaixonada, América está disposta a se tornar uma seis desde que passe o resto da sua vida ao lado do seu grande amor. Quando ela está dando por quase certo isso, a competição que elegera a nova princesa de Illéa é anunciada, e Aspen sabendo o quanto a vida ao seu lado poderia ser difícil para América, resolve “desistir” dela. Nada como um pouco de drama e corações partidos não é mesmo?
Sendo uma das trinta cinco garotas selecionadas para tentar conquistar não apenas o coração do jovem príncipe Maxon, mas como também a aprovação e aceitação de todo o povo de Illéa, América vai para o palácio, só que ao contrário das demais candidatas ela não está interessada em conquistar o coração do príncipe. A única intenção dela é permanecer o máximo de tempo possível ajudar a sua família. Porém, após um breve encontro com o príncipe, e a eliminação das primeiras candidatas, ela começa a perceber que não fazer parte do jogo pode ser mais difícil do que ela imagina. Em especial quando o grande prêmio é um belo, charmoso e atencioso príncipe.
A Seleção é um livro bem rápido de se ler, sendo mais um tipo de apresentação da história em si e de seus personagens centrais. A narrativa conta com muitos momentos fofos e a disputa nesse primeiro livro é mais velada por conta da quantidade de garotas participando. Claro que como toda história, aqui também temos aquele personagem “adorável” que no caso se chama Celeste a top model da casta “Dois”. Se você assim como eu tem gastrite, é melhor preparar seu estômago para ela. É sério! E lógico que não podia faltar, o bendito triângulo amoroso Maxon, America e Aspen. Bem, tem aquele velho e bom ditado diz: “Nem tudo é perfeito”.
"- Maxon, espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. Espero muito. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela.”
Entre o lançamento de A Seleção e A Elite, a Editora Seguinte disponibilizou gratuitamente o conto O Príncipe, que em minha humilde opinião é totalmente desnecessário. Ok! Você conhece um pouco mais do Maxon e de como era sua vida antes das garotas chegaram ao palácio. Mas, de verdade o conto é tão superficial que se a intenção era o leitor ter uma visão diferente do Maxon, pelo menos no meu caso não funcionou. Eu fui conhecer o Maxon melhor e gostar realmente dele após ler A Elite.
A Elite começa exatamente no ponto em que A Seleção parou. Agora são apenas seis garotas na disputa e a competição começa de verdade. Embora o segundo livro mantenha o mesmo ritmo de primeiro, alguns detalhes aqui conseguiram me deixar levemente irritada. Eu gostei muito de A Elite tanto quanto gostei de A Seleção, mas algumas coisas foram difíceis de aguentar viu.
Uma delas foi o comportamento infantil da América em quase todo o livro. Outro foi à cara de pau do Aspen. Sem falar que o Maxon também muitas vezes ficava naquela, “não sei se caso ou compro uma bicicleta”. E a Celeste, bem prefiro nem comentar. O fato é que o livro só consegue se salvar da “terrível maldição do segundo livro”, por que ele começa a ganhar mais ritmo de distopia mesmo. Os conflitos com os rebeldes são mais constantes e certo personagem que até então era meio "neutro" coloca suas terríveis garras de fora.
Em A Elite, conhecemos um pouco mais da antiga história de Illéa e por mais que o Maxon tenha me deixado com “raivinha”, no final ele mostra quem ele realmente é. Algo que eu estava esperando para ver em O Príncipe, mas que a autora deixou guardado especialmente para o final do segundo livro. Assim, não tenho preferência entre o Maxon e o Aspen, só depois do final de A Elite eu admito que, o Maxon ganhou uns pontinhos extras comigo.
“Não podia imaginar nada forte o bastante para roubar aquela felicidade”.
Estou ansiosíssima pelo último livro da trilogia, A Escolhida que será lançado no dia 06 de maio de 2014 (dia no meu niver). Antes do lançamento do livro, será lançado em fevereiro o conto O Guarda que vai mostrar o ponto de vista do Aspen sobre os acontecimentos de A Elite. O que será que ele tem para nos contar heim?
A minha dica é: Se você ainda não leu A Seleção, pode parar de perder tempo! Com uma narrativa envolvente e personagens que mesmo tirando o leitor do sério, ainda conseguem ser apaixonantes, a trilogia A Seleção é mistura perfeita para quem adora romances de ”conto de fadas” com uma pitada de ação e um pouco de drama para deixar tudo mais nervosamente divertido.
Recomendadíssimo!
Olá Ane,
ResponderExcluirGosto muito da Trilogia, li os três também e aguardo ansiosa o último e terceiro volume *-*
Beijos!
Thaís
Eu ainda não li essa trilogia, e eu sempre vejo e acho as capas muito lindas *-* Mas tenho esse mesmo receio que você teve, sabe? Acho que vou arriscar! :3
ResponderExcluirwww.adolecentro.com/
Oi Ane! Assim como você, li os dois livros e o conto que a editora disponibilizou. Gostei de A Seleção, mas o núcleo masculino da trama tinha deixado um pouco a desejar. Porém, fiquei extremamente apaixonada por A Elite! Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oiee sua linda =)
ResponderExcluirque bom que fez esse post, como você não gosto de ler algo por ser moda do momento e todos estão falando, na verdade eu tenho um tempo para os livros, louka rs. Que bom que esses livros são bons e vale a pena, ainda não os li, contudo quando fizer isso não ficarei na agonia esperando a continuação. rs
Beliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Oi Ane, eu também tinha um pouco de receio dessa série, ainda mais que todo mundo fala que a indecisão da América é meio irritante. Pelo jeito isso acaba não sendo o mais importante ;) Quero muito ler, mas acho que vai demorar.
ResponderExcluirBeijos
Ane, muito legal essa ideia da nova coluna. Confesso que tenho um pouco de receio sobre esses livros, apesar de morrer de vontade de lê-los.
ResponderExcluirBeijos,
www.procurei-em-sonhos.com
eu passei muita raiva em elite, tanto com a america quanto com o maxon, porém a america merecia uns tapinhas rs
ResponderExcluirObrigada pelo excelente post =D
eu quero ler, mas minha vontade passa a cada momento xp
ResponderExcluireu li o ebook do principe e não curti muito sabe
Seguindo o Coelho Branco
Ahhh
ResponderExcluirEu estou doida para ler esses livros!!!
Espero poder matar minha curiosidade logo.
bjs
http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/
Oi Ane! Que delícia ler essa coluna, bom ler aqui no seu blog!
ResponderExcluirEu fico com o pé atrás com essa trilogia, porque é uma distopia, que descobri não ser muito fã. Mas ainda assim, eu quero ler e ver que bafafá todo é esse que o povo faz com a trilogia. E, aleluia, alguém que nããão goste de triângulos amorosos!!! Isso arrasa comigo!! rs Adorei e pretendo ler logo!
Beijos,
Marcelle
www.bestherapy.net
Ahh, eu já estou doida pra ler essa série e você faz um post desse. Quero ler o quanto antes. Essas capas me acabam, lindas demais!
ResponderExcluirBeijão
Sun Rises Here
estou apaixonada por essa trilogia! to louca pra lançarem os contos em papel e o terceiro livro!!!! acho que vou pirar!
ResponderExcluiré a unica dispotia que me faz arrancar os cabelos de vontade de ler!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Ain eu quero MUIIIIITO começar a ler essa série (só estou esperando o último sair pra começar a ler :D) Já até baixei o Príncipe no meu tablet hahahaha
ResponderExcluirBeijo
http://heysisteraj.blogspot.com.br/
Também adoro essa trilogia e estou mega ansiosa para o lançamento de A Escolhida.
ResponderExcluirbjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Menina vou parar de perder tempo já. Adorei ler a resenha de todos juntos, tive uma visão bem ampla do enredo e me empolguei.
ResponderExcluirBeijos
Leituras da Paty
Só tenho "A Seleção" aqui e em breve pretendo ler. Se eu gostar, compro o segundo livro e quem sabe até lá o terceiro, que futuramente vai ser lançado :D
ResponderExcluirhttp://lovemyshelf.blogspot.com.br/
Oie Ane, vou parar de perder tempo para ler essa série.
ResponderExcluirSei a premissa da história, mas procuro não ler os spoilers que rolam por aí.
Parece que a história é bem interessante...E essas capas são lindas!
<3
Beijos e bom resto de semana.
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Ane sou super curiosa pra ler essa série, mas escolhi esperar que todos os livros sejam lançados. Já é ruim o suficiente essa coisa de vários livros e ter que esperar é ainda pior. Mas é certo que quando a série estiver completinha vou ler toda de uma vez, rsrsrs.
ResponderExcluirBeijos
Caline - mundo-de-papel1.blogspot.com.br
Tenho muita vontade de ler essa trilogia, as capas deles são tão lindas *-*
ResponderExcluirBeijos, www.rayramii.com
Eu amei essa serie. Apesar de ser uma distopia meio conto de fadas, vale a pena ser lida. Sem falar na capas que são maravilhosas. Adorei o "não se caso ou compro uma bicicleta" heheheehe
ResponderExcluirBlog Prefácio
Eu só li o primeiro volume dessa série, e não gostei tanto quanto esperava. Achei a distopia super fraca e, embora a narrativa seja até que bem gostosa, não consegui me envolver com a história, nem gostar muito de nenhum dos personagens. Talvez eu continue lendo, mas só se por acaso o segundo calhar de cair nas minhas mãos hahaha.
ResponderExcluirBeijão!
http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com/
Oi, Ane!
ResponderExcluirEu estou com essa coleção no Kobo esperando para ser lida. Estava com o pé atrás por causa do sucesso e das resenhas suuuper elogiosas, assim como vc. Mas depois da sua resenha, vou adiantar a leitura. ^^
Beijocas.
Oi Ane,
ResponderExcluirEsse realmente arranca muitos elogios de todos que leram. É tanta resenha positiva que já estou ansioso para saber o que vou achar. A idéia da coluna nova é muito boa. Gostei de ter sua visão geral sobre o que já foi lançado dessa trilogia.
Abraços.
http://milvidasparaler.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirTodos falam deste livro,eu realmente preciso ler ele.
Estou mega ansiosa para ler ^^
Beijos
Tamires C.
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
Oiii Ane, adorei essa sua nova coluna, você deveria fazer mais vezes, tem uma pegada diferente das resenhas, me deu a impressão que você colocou mais seu ponto de vista. Agora eu me pergunto, por que ainda não li A Seleção???
ResponderExcluirParabéns pela coluna, sucesso.
Beijos!!!
@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br