| Arquivado em: Resenhas.
Mesmo não tendo sido conquistada pela narrativa da autora Gayle Forman em Se Eu Ficar, acabei dando uma “nova” chance para autora em Para Onde Ela Foi. Para minha surpresa gostei bastante do segundo livro, o que me levou a ter esperanças que logo me uniria aos inúmeros fãs que a autora tem pelo mundo. Porém, mesmo que Apenas um Dia tenha sido uma leitura interessante, ainda sinto que falta algo mais consistente na escrita da autora para ela me conquistar totalmente.
• Editora: Novo Conceito
• Ano de Lançamento: 2014
• Número de páginas: 384
• Classificação: Bom
Onde Comprar: Submarino.
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.
Mesmo não tendo sido conquistada pela narrativa da autora Gayle Forman em Se Eu Ficar, acabei dando uma “nova” chance para autora em Para Onde Ela Foi. Para minha surpresa gostei bastante do segundo livro, o que me levou a ter esperanças que logo me uniria aos inúmeros fãs que a autora tem pelo mundo. Porém, mesmo que Apenas um Dia tenha sido uma leitura interessante, ainda sinto que falta algo mais consistente na escrita da autora para ela me conquistar totalmente.
Allyson Healey sempre teve uma vida regrada e organizada. Em sua rotina perfeita nada ficava fora do lugar. Isso nunca chegou a ser um problema, até que um dia durante a viagem de formatura pela Europa ela resolve quebrar as regras pela primeira vez. Ao invés de ir com a sua turma assistir a uma clássica peça de Shakespeare em um famoso teatro, ela vai junto com Melanie, sua melhor amiga a uma peça digamos não muito “convencional” do famoso autor inglês. Afinal, desde que colocou os olhos em Willem, o ator itinerante e sem destino não sai mais da sua cabeça.
Quando ambos chegam a Londres, em um impulso repentino Willem convida Allyson para passar um dia com ele em Paris. Uma proposta no mínimo suspeita levando em conta que ambos não se conhecem direito. Mas, em um surto de coragem e ousadia, Allyson aceita a proposta e parte com Willem para a viagem que seria a mais importante de sua vida. Em apenas um dia na cidade luz ela será livre como nunca foi, e descobrirá que uma simples decisão, uma pequena mudança na rota às vezes tem o poder de transformar tudo.
Embora a fórmula usada pela autora Gayle Forman aqui não seja a mais original, ela conseguiu construir um bom enredo. Allyson é uma adolescente comum que vive presa às regras e morre de medo de mudanças. Até ai problema nenhum. O grande problema são algumas atitudes injustificadas que ela passa a ter.
Para começar, bastaram poucas horas na companhia de Willem para ela desenvolver um tipo de comportamento possessivo em relação ao ele. Tipo ela deixava bem claro que se sentia incomodada quando outras garotas olhavam para o Willem, e ele de alguma forma “retribuía” essa atenção. Sim, eu sei que sentir ciúmes é algo natural, mas você se sentir tão insegura sobre um relacionamento que ainda nem começou é no mínimo imaturo.
Outro ponto que me incomodou um pouco em relação a protagonista é o fato de ela ser uma personagem repetitiva, o que tornou a narrativa em alguns momentos cansativa. Além disso, a autora se “esforça” muito para dar impressão que tudo estava errado na vida da Allyson, e que um dia em Paris ao lado do "príncipe encantado" era a solução de tudo. O que chega a ser cômico, visto que o próprio Willem tem problemas e está fugindo de alguma coisa.
Apenas Um Dia, possui uma premissa que nos leva a crer que em suas páginas iremos encontrar aquele tipo de história clichê que aquecerá nosso coração. Só que infelizmente no decorrer da trama a única coisa que acompanhamos é a Allyson tentando descobrir o que quer da vida, e como superar o fim de um relacionamento que pelo menos em meu ponto de vista nem chegou a existir. Não que eu tenha gostado do livro, mas não posso deixar de mencionar os pontos que não me agradaram e fingir que esse foi o melhor livro que li em minha vida. Sério não dá.
Tipo por mais que eu tenha ficado com a sensação que a Gayle Forman forçou a barra em algumas situações, em outras ela consegue dar um toque mais leve e até “bonitinho” para a história. Gostei do modo como à autora demonstrou a importância de aproveitar os pequenos momentos da vida ao invés de nos mantermos presos, as regras que muitas vezes os outros criam para a gente. Fiquei feliz quando finalmente a Allyson tomou as rédeas da própria vida e se jogou de cabeça naquilo que realmente acreditava. O problema aqui é que como romance o livro não se sustenta, pois apresenta protagonistas rasos que não conseguem transmitir toda a emoção que a história promete. Uma pena.
“ (...) O som é claro e forte como o de um sino e me enche de alegria. É como se, pela primeira vez na minha vida, eu compreendesse que este é o verdadeiro sentido do riso: espalhar felicidade.”
Não vou negar que esperava um pouco mais. Porém mesmo como personagens fracos, Apenas Um Dia consegue ser uma história envolvente e bonita. Pode não ser o melhor livro que você vá ler na sua vida, mas ainda sim é uma leitura válida. Desde que claro você não crie muitas expectativas. Fica a dica!
Olá, Ane.
ResponderExcluirGostei muito de sua resenha. Confesso que só li um livro da Gayle, mas fiquei com a sensação que ela não procura desenvolver muito bem a história. Posso tá completamente errado, mas assim como outros autores da atualidade, ela me parece do tipo que foca mais em querer emocionar, o que acaba tornando o livro previsível e meio forçado...
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Oi Ane! Eu curti a leitura, mas a protagonista só ganhou pontos comigo depois que resolveu tomar as rédeas de sua vida e fazer algo além de ficar querendo atender as expectativas dos outros. Eu prefiro ele do que Se eu ficar.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
oi flor, eu gostei muito do livro, mais do que me ater aos defeitos a mensagem da Gayle sobre os momentos, sobre a importancia de vivê-los, de dar viradas na vida, de sair do automático foram como um tapa para mim e me mostraram o quanto a vida é boa se vc vivê-la sem ter medo de arrependimentos
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oieee.
ResponderExcluirAne, eu não consigo ler os livros da Gayle, sei lá, drama demais ás vezes, e os livros são sempre curtos para tanta história e sinceramente, a protagonista me deixa nervosa, não curti mesmo!
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Ane!
ResponderExcluirEu também me decepcionei muito com "Se eu ficar" a ponto de nem arriscar a leitura do segundo livro (mas vejo todo mundo dizer que é melhor que o primeiro).
Acho que a sua é a primeira resenha mais "negativa" que leio sobre "Apenas um dia". Mas realmente..esses amores instantâneos que resolvem tudo e protagonistas que não sabem o que querem da vida são bem irritantes.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Também esperava um pouco mai deste livro, apesar de ter gostado da forma como a autora contou a história. Acho que isso se deve por eu não ter simpatizado muito com a Allyson.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Acho que comigo foi o contrário, não esperava nada da história e acabei me surpreendendo. Mas concordo com você no que apontou, é engraçado ela criar tamanha coragem em torno de um único segundo, pra quem sempre esteve tão presa à vida comum. E de fato, o Willsem não é nem um pouco principe encantado, tava bem mais pra sapo que não sabia o que fazer com a própria vida kkk e era óbvio onde tudo ia dar também. Ainda assim acho que vou arriscar no segundo volume, só pra xingar mais um pouco hahaha
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem post novo sobre séries no blog, vem ver!
Oiis
ResponderExcluiraconteceu o mesmo comigo! Não consegui gostar de se eu ficar, mas apenas um dia me surpreendeu, mesmo com a monotonia. Apenas um ano é mais interessante ainda, mas ainda não é o ideal, rs. Tb achei a Allyson repetitiva, mas acho que faz parte da forma que ela sabe lidar com a vida, com certa passividade. Pelo menos há uma evolução, ne?
Agora, se posso sugerir algo: leia Eu estive aqui, livro novo da autora. É o melhor, até agora. Maravilhoso :)
ssentrelivros.blogspot.com.br
Oi, Ane =)
ResponderExcluirEu estou com este livro aqui para ler, mas pela sua resenha vou deixar para ler quando não tiver "nada melhor" kkkk. Acho que no momento só passaria raiva com este livro, apesar de não ser de todo ruim.
Beijos,
Livy
nomundodoslivros.com
Tive minha primeira experiência com a autora recentemente. Não tive tantos problemas. Uma resenha muito boa e critica. Gostei bastante. Aprendi a não colocar tanta expectativa em alguns livros. Principalmente quando são romances.
ResponderExcluirAguardo sua visita :)
http://porredelivros.blogspot.com/2015/07/eu-estive-aqui-da-gayle-forman.html
Oi Ane!
ResponderExcluirGostei da resenha e da honestidade! Com a quantidade de livros não lidos da minha estante, acho que não daria uma chance a Gayle Forman agora. Talvez apenas com o filme de Se Eu Ficar. Apenas Um Dia parece interessante, mas já li comentários controversos sobre a continuação da história, ai acabo desanimando ainda mais. =(
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Gostei da resenha! Apenas um Dia parece bom, não tanto, mas é uma leitura daquelas de quando nao tem outra opçao..
ResponderExcluirwww.iamcamilakellen.blogspot.com
Oi Ane.
ResponderExcluirEu também não fui conquistada pelo livro Se eu ficar, meu primeiro contato com a autora, e por conta disso não tenho me interessado em ler outros livros dela. E saber que o enredo de apenas um dia é inconsistente e raso me desanima ainda mais.
Beijos.
Leituras da Paty
acho que faz menos de um mês que li ele, eu amei @_@ ja esta em minha lista apenas um ano,já leu?
ResponderExcluirunhas-e-livros.blogspot.com
Parabéns pela resenha Ane! Estou ansiosa para ler Apenas Um Dia e Apenas Um Ano e espero não me decepcionar. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oie,
ResponderExcluirnossa peguei este livro hoje em casa para ler.
Confesso que pela sua resenha acho que não vou curtir tanto a leitura.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi, Ane! Gostei da sua resenha e tenho vontade de ler o livro porque até que gosto da escrita da Gayle Forman, o que me faz hesitar um pouco são os personagens rasos, mas acredito que irei gostar da estória.
ResponderExcluirBeijos
http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/
Eu gostei bastante do livro. Talvez por eu nunca ter lido nada da autora e li sem nenhuma expectativa, não sei. Mas não é o melhor livro que li não, mas é um bom livro.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi, Ane!
ResponderExcluirEu entendi suas ressalvas. Eu amei. Como você bem sabe, adoro a Forman e o único livro dela que não gostei foi "Para Onde Ela Foi". Shuahsua...
Eu meio que entendi as atitudes da protagonista devido a vida dela em si; por muitos aspectos, acabei considerando compreensíveis determinados comportamentos.
Fico feliz que tenha curtido a leitura de modo geral.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Oiii Ane
ResponderExcluirEu amei sua resenha, mas como assim como vc eu li o Se Eu Ficar e me decepcionei bastante... creio que eu não vá ler o livro Apenas Um ia, mas pelo visto irei dar uma chance para ler Para Onde Ela Foi haha
Amei a sua resenha por ela ser bem critica e sincera!!!!
Bjoos
Jovem Literario