• ISBN: 9788598078441
• Editora: Intrínseca
• Ano de Lançamento: 2009
• Número de páginas: 304
• Classificação: Bom
Sinopse: Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Dois.
Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Não é segredo para ninguém que sou completamente apaixonada por mitologia grega, porém confesso que ainda não me apaixonei completamente pela saga Percy Jackson & Os Olimpianos. Eu gostei bastante do primeiro livro e para minha alegria esse não sofreu da terrível “maldição do segundo livro”, só que muitos de vocês podem até achar que é “bobagem” de minha parte, mas infelizmente eu não consigo ler Percy Jackson sem automaticamente comparar alguns fatos com Harry Potter.
Ok! No geral uma história não tem nada haver uma com a outra mesmo, mas não sei se essa sensação que eu tenho se dá por conta da forma como os personagens foram construídos, ou se é algum detalhe presente nas entrelinhas, - não sei. O fato é que por mais que eu tente em alguns momentos a comparação é inevitável. Não que isso seja algo negativo, de maneira alguma. O único problema mesmo, é que eu fico esperando um “algo a mais” que não acontece (...), isso sim é triste.
Bem, acredito que vocês já estejam “cansados” de ler resenhas desse livro em especial quem já foi assistir ao filme. Então vou “tentar” dar uma resumida geral sobre o que achei da história, para não parecer repetitiva em nem acabar dando algum spoiler sem querer.
O Mar de Monstros não chega a ser uma leitura surpreendente. Embora seja visível o amadurecimento dos personagens e da história em si, ele não foi um livro que fez mergulhar de cabeça na narrativa e viver uma grande aventura. Comparando O Mar de Monstros como O Ladrão de Raios, senti que nesse segundo livro a narrativa foi um pouco superficial e óbvia demais. Em nenhum momento houve um “grande” acontecimento ou uma revelação bombástica, na verdade conforme a minha leitura evoluía eu fui meio que deduzindo como o livro iria acabar.
A partir daqui algumas respostas começam a ser dadas e você convive mais com detalhes da mitologia que muitas vezes passam despercebidos nas histórias em geral. Sim o livro é legal de ler e possui uma narrativa leve o que tornar a história envolvente, porém em minha opinião ele poderia ser infinitamente melhor. Tudo bem que aqui o Percy e Annabeth partem em uma busca arriscada para encontrar o antídoto que salvará a árvore da Thalia, e durante essa jornada eles passam por vários apuros, e tudo mais. Mas, sabe quando falta alguma coisa?
Bem, faltou aquele toque mágico e despretensioso que me encantou no primeiro livro, como também aquela atmosfera de mistério e aventura é quase invisível aqui. É tudo muito tão “fácil” e rápido demais, que inclusive as partes que tem um pouco mais de ação não chegam lá a ser muito empolgantes. Tipo, eu não consegui me envolver de verdade com a história, por que apesar do livro não sofrer da maldição, ele é realmente um pouco mais “fraco” em relação ao O Ladrão de Raios. Pelo menos essa é a impressão que eu tive.
Outro ponto que me incomodou em O Ladrão e Raios e continua me incomodando aqui, é a forma como os deuses são apresentados. Não que eu espere que o autor siga os tradicionais livros de história sobre mitologia grega a risca, porém eu gostaria de conseguir identificar alguns traços das personalidades “originais” deles nos livros da saga. Eu entendo o fato do autor querer dar uma amenizada nos “gênios ruins” de alguns deuses e isso até acaba dando um diferencial legal para o enredo dependendo do ponto de vista, desde que não os transformem em seres “bonzinhos demais”. Até por que se isso acontecer à história vai ficar completamente sem graça.
Não que eu não tenha gostado do livro. No geral para quem não tinha lá muitas expectativas em relação à leitura, até que gostei da forma como a história se desenvolveu. Óbvio, não foi bem da maneira como eu esperava e gostaria, mas não chegou a ser uma grande decepção também. Diria que O Mar de Monstros é um livro bom, na medida certa que não traz grandes surpresas, mas é um livro gostoso de ler.
“Não importava para que lado nos virássemos, o sol parecia incidir bem nos meus olhos. Nós nos revezamos dando goles no refrigerante, tentando, do jeito que dava, ficar à sombra da vela. E conversamos sobre meu último sonho com Grover.”
Pode não ser o livro mais fantástico que você vai ler na sua vida, mas é uma ótima opção para quem busca uma leitura leve e divertida. Fica a dica!
Oi Ane :)
ResponderExcluirEstou doido nessa série, preciso ler logo algo do Rick para ver se ele é bom mesmo, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Olá Ane,tudo bem?
ResponderExcluirE lá se vai mais né rsrs
Muito boa sua resenha,adorei mesmo ^^.
Sabe,eu amo livros deste gênero e tenho que ler a série do Percy senão vu continuar boiando(sem entender né?) pois é...minhas amigas já leram e ficam falando demais sobre ele o que me deixa curiosa do porque que elas gostam tanto rsrs.
ótima resenha e assim que ler falo o que achei.
Beijocas
Tamires C.
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
não é um livro que me chama a atenção, não é um tema que me atrai ao extremo, para mim a leitura seria cansativa!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Nunca li nada de Rick Riordan e confesso que nem tenho vontade =/
ResponderExcluirUma pena...ouço falarem tão bem!
www.resenhasealgomais.com.br
Eu gostei dessa serie, mas a serie continuação dessa achei muito melhor. O autor melhorou muito. Quando li eu também comparava com o Harry, mas eu gostei das duas de formas diferentes.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirEu gostei bastante da série Percy Jackson e os Olimpianos, mesmo achando meio fraquinha. Mas lembrando que é infanto juvenil, vejo que Rick Riordan fez um ótimo trabalho.
Beijos,
comum-sonho.blogspot.com.br
Nunca li os livros do Percy J., então não posso opinar muito. Mas é uma pena que você tenha ficado esperando o 'algo a mais' e ele não aconteceu =|
ResponderExcluirBeijos, boa semana!
www.procurei-em-sonhos.com
óooootimo!
ResponderExcluirbeijos,
http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/
Curto muito a serie e vou começar a ler a Marca de Atena, não comparei ele com HP em nenhum momento, também gosto muito de mitologia
ResponderExcluirbjs
Gostei da resenha Ane. Tenho uma certa curiosidade por Percy Jackson, mas não chega a ser prioridade na minha meta de leitura. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Adorei sua resenha (eu já li esse livro, mas como faz muuuuito tempo, decidi reler o primeiro e reler o segundo também *--*)
ResponderExcluirBeijo
Por enquanto estou ficando só no filme, mas tenho vontade de um dia ler pelos elogios dos leitores.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Quero muito ler essa serie, apesar de não ser tão fã do gênero, fico curiosa com tantos elogios a série, dai surge o medo de criar uma expectativa em excesso e me frustar na leitura, por isso estou deixando passar essa euforia que estou vivendo, pra poder curtir a leitura sem muitas expectativas.
ResponderExcluirhttp://soubibliofila.blogspot.com.br/
Não li nenhum dessa série, rs. Mas espero fazer isso em breve, meu irmão gosta e vive falando para eu ler. Eu sei que não posso esperar MUITO, mas é uma boa leitura.
ResponderExcluirBeijos, @clicandolivros
Clicando Livros
Oi Ane! Estou precisando de um livro leve, ultimamente minhas leituras têm sido muito pesadas e maduras, faz tempo que não leio um bom juvenil. Boa semana.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
esse livro é muito bom, li a série toda em dias kkkk fiquei meio de pé atrás com o filme dele devido ao primeiro que foi meio ruimzinho, mas vamos ver né kkk
ResponderExcluirOie, vim visitar.
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro da sériei, mas quero muito!
Que pena que faltou um toque magico, mas acho que terei um bom momento com ele.
Beliscões carinhosos da Máh :)
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Hey Ane
ResponderExcluirComecei a ler o primeiro esses dias, mas tive que parar.
E já nas primeiras páginas achei gritante a diferença com a adaptação HAHA
quero terminar logo e chegar no segundo
bjs
Nana - Obsession Valley
Oi Ane eu sou completamente apaixonada por essa série, apesar que ela teve seus altos e baixos. Também gostei mais do primeiro livro. Alguns livros não foram tão bons e deixaram a desejar, mas no geral eu amei tudo.
ResponderExcluirNão tenho problemas para fazer comparações com HP porque nunca li a série nem assisti aos filmes.
Tente desvincular os dois e você vai curtir muito mais a leitura.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
O MDM não é o meu favorito, mas não acho que seja tão sem surpresas, talvez você se sinta assim por conhecer muito sobre a mitologia grega. Houve momentos durante a leitura da série que eu realmente pensei "hey! isso não devia ser assim!"... mas acho que alguns fatos foram realmente bem interessante e divertidos.
ResponderExcluirO meu favorito é A maldição do titã... aguardo sua resenha para falar um pouquinho dele! ^-^
Letras & Versos
Eu sou apaixonada por tudo o que o Rick Riordan escreve rs
ResponderExcluirMais para a frente você vai ver que ele fala dessa personalidade complicada de alguns deuses, tanto que a gente fica até meio que com uma magoazinha kkkkk
Lindo o seu blog, muito bom gosto.
Já estou seguindo, se puder me faz uma visitinha também.
bjs
http://letrasdanana.blogspot.com.br
Eu não sou curiosa por essa série, mas não pude deixar de admirar essa sua resenha! Eu não acho que leria, sei lá, mas é uma dica. Vai que... né? HAHAHA. Boa semana!
ResponderExcluirliterallypitseleh.blogspot.com.br
Ainda não li o primeiro livro, mas tomei vergonha na cara e comprei recentemente... vi O Mar de Monstros semana passada, gostei bastante, mas as pessoas fazem tantas comparações com o livro que fico com mais vontade ainda de ler!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, bem sincera, bom saber que não preciso criar grandes expectativas sobre esse livro, mas acredito sim que seja uma boa leitura!
Adorei o seu blog e estou te seguindo! Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Oi Ane, eu ainda não peguei o meu para ler, mas o Cleiton leu e se surpreendeu bastante com o final, tanto é que já pegou o terceiro para ler. Eu gostei do Ladrão de Raios, mas não foi um livro tão empolgante assim, foi bom, mas nada extraordinário. Eu também costumo comparar com Harry Potter (rsrs principalmente Hermione com Annabeth).
ResponderExcluirLogo irei ler esse e pretendo terminar a série, odeio deixar séries inacabadas ainda mais essa que já está concluída, como sempre adorei a resenha.
BjOs!!!
@jannagranado
http;//livrospuradiversao.blogspot.com.br