Bom dia leitores! Tudo bem com vocês?
Semana passada eu fui conferir a adaptação do best-seller da autora Gayle Forman, Se eu Ficar, para os cinemas e desde então não paro de me perguntar: “Estou errada em ter gostado mais do filme do que do livro?”. A verdade leitores é que durante o filme, senti aquilo que não consegui ao ler o livro, - emoção.
Divulgação |
Como resenhei o livro a pouquíssimo tempo aqui no blog, acredito que não preciso entrar em detalhes sobre o que se trata a história. Hoje quero apenas compartilhar com vocês as impressões que tive enquanto assistia ao filme, e com isso inevitavelmente eu sei que vou acabar fazendo algumas “pequenas“ comparações entre um e outro. Até mesmo, por que acho que dessa forma vou conseguir expressar melhor a forma como me senti.
Divulgação |
Já deu para notar que sou uma apaixonada por música, não é? Na verdade eu preciso confessar que um dos meus sonhos era ser violinista. Amo música clássica, e ela me faz viajar para um lugar só meu o que em muitos momentos é realmente libertador. E a relação que a Mia (Chloë Grace Moretz) tinha com a música no filme fez com que eu me visse na personagem em muitos momentos.
Divulgação |
Ao contrário do livro em que foco é mais o dilema de ir ou ficar da Mia, o filme obviamente dá um destaque maior ao relacionamento entre ela e o Adam (Jamie Blackley). Aqui todas as diferenças que ela menciona existir entre ambos no livro ficam mais evidentes e com isso o romance deles ganha aqueles ares de “fofura”, que em minha opinião faltou no livro. Ao assistir ao filme toda aquela superficialidade que em incomodou tanto durante a leitura, foi substituída por sentimentos e emoções que em várias situações fizeram com que os meus olhos se enchessem de lágrimas.
Divulgação |
Admito que o meu problema ao ler o livro, foi visualizar a situação que estava sendo narrada. Tipo por mais que tentasse, eu não conseguia me sentir envolvida. No filme foi diferente, por que mesmo eu já sabendo a história, algo na expressão dos atores e na atmosfera criada para passar toda a carga dramática que o enredo original possui, meio que me conectou com tudo aquilo que eu estava vendo.
Divulgação |
Entre os flashbacks e o momento atual em que a Mia se encontra no hospital, o filme nos revela como era a família dela e principalmente o peso que a personagem terá que suportar de tudo o que ela perdeu. Cada momento em que os pensamentos da Mia se voltam para o passado, a cada lembrança a dimensão da dor e sofrimento dela se tornavam maiores fazendo com que o meu coração fosse ficando mais apertado.
Divulgação |
• Ficha Técnica.
Se eu ficar.
Título original: If I Stay
Distribuidor WARNER BROS.
Duração: 1h46min
Gênero: Drama
Direção: R.J. Cutler
Roteiro: Shauna Cross
Compositor: Heitor Pereira
Produtora Executiva: Gayle Forman
Elenco: Chloë Grace Moretz (como Mia Hall); Mireille Enos (como Kat Hall); Joshua Leonard (como Denny Hall); Jamie Blackley (como Adam); Stacy Keach (como Grandpa); Liana Liberato (como Kim Schein); Jakob Davies (como Teddy Hall); Aisha Hinds (como Nurse Ramirez); entre outros.
Sinopse: Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.
• Trailer.
A intenção do filme é clara desde o trailer. Fazer com que qualquer um que assista ao filme sai com lágrimas dos olhos ao seu final. Para isso eles usaram uma fórmula infalível, amor e drama adolescente com uma trilhar sonora perfeita de fundo. Se eles erraram em destacar mais o relacionamento da Mia e do Adam, do que a dor dela por ter perdido toda a família no acidente, eu não sei. Só sei que o filme cumpriu bem o seu papel e me fez chorar tudo o que não chorei no livro.
Me julguem se caso eu esteja sendo insensível, ou por ser uma romântica incorrigível. Mas não se esqueçam do que eu comentei logo no inicio do post. Sou apaixonada por música e a adaptação de Se Eu ficar, ao menos para mim é uma belíssima sonata.
Beijos e até o próximo post!
Oi Ane, entendo perfeitamente o que você quer dizer sobre gostar mais do filme. Ainda não assisti a esse (nem li o livro), mas já tive casos de amar uma versão ou outra, ainda que geralmente o livro raramente não se sobressaia.
ResponderExcluirConcordo com você que o filme parece ter um aspecto bem mais romantico e emocionante, e talvez seja isso que me faz vontade de assistir também ;)
Beijos
O filme e o livro estão sendo muito comentados nos blogs e na internet de modo geral. Tenho então uma grande expectativa quanto aos dois, mas ainda não sei se me interessaria em ler o livro tanto quanto em assistir ao filme.
ResponderExcluirNão sei se é uma história tão boa que valha comprar e ler o livro.
Beijos, até mais
Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
Facebook
Twitter
Cheguei a comentar na sua resenha sobre o livro que eu queria ver muito esse filme. Sei que geralmente o livro é melhor, mas acho que nesse caso o filme conseguiu sair na frente. Vou assistir, com certeza! Ah, e eu tb sou apaixonada por música. Amo tudo o que é relacionado a ela!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
ROMANTIC GIRL
Você não foi a única pessoa que eu ouvi dizer que preferiu ao filme do que o livro. Vi várias pessoas comentando dessa falta de emoção do livro. Mas, o que eu sei é que mesmo assim quero ver os dois. hahaha
ResponderExcluirLucas - Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Oi Ane, tudo bom?
ResponderExcluirVocê teve a mesma impressão que eu tive ao ler o livro e assistir ao filme. Eu amei o filme, no entanto o livro não me passou essa emoção. Fiquei apaixonada pelo Adam (podem me chamar de romântica). Eu curti a trilha sonora do filme, como ela se misturou com a história e como ela é importante para os personagens.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Ohoooo ela toca violonceloooooo!!!! O irmão do meio do meu violinooooo! kkk
ResponderExcluirTo louca para ler esse livro e assistir ao filme também!!
Bjs, se puder comentar nesse post, ajudaria muito
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/o-vale-dos-mortos.html
Nay =D
Eu quero muito mesmo ver o filme, está na minha lista para ver esse ano, porém ainda não tive a oportunidade de ir ao cinema o assistir :(
ResponderExcluirÓtimo post <3
Beijoos ♡ || Caramelos Encantados
eu to doida pra ver, mas acredita que aqui só tem legendado? ai ou assisto as cenas ou leio :/ o trailer sempre me arrepia!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Ane!
ResponderExcluirEstou morrendo de vontade de assistir a esse filme, pretendo ir no máximo semana que vem. *-*
Adorei a resenha também! Pra falar a verdade, a tua narrativa sobre como se sentiu entre filme x livro se aproximou muito de como me senti em relação a ACEDE. Gostei muito mais do filme do que do livro, e acho que pelos mesmos motivos que você citou. É, de vez em quando precisamos de uma expressão, de um som e de uma ambientação para nos emocionarmos... =)
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Oi, Ane!
ResponderExcluirSei como é isso :/ Mas em partes isso é até bom, eu acho. Confesso que meu interesse nesse livro ainda não é lá muito grande (mas quero lê-lo no próximo mês). Entretanto, o filme me desperta muita atenção, acredito que essa semana o assista.
Beijo
oie Ane
ResponderExcluireu estou louca para ler o livro, e conferir o filme depois. Super entendo sua relação de se identificar mais com o filme, e sentir emoção. Eu também tenho isso com algumas adaptações, que foi o caso de Para Sempre.
bjos
www.mybooklit.com
Anneee eu penso o mesmo que você. Achei que foi pouco conteúdo pra um livro, mas que em contrapartida ficaria perfeito em um livro!! Quero muito ver o filme. E desde o livro o avô é meu personagem favorito!!!!!! <3
ResponderExcluirAlgumas adaptações nos deixam assim...gostamos mais dos filmes pela sensação que vivemos com mais intensidade, pois estamos visualizando as cenas, e isto é totalmente diferente de imaginar....
ResponderExcluirBjus e bom final de semana,querida!
Não li o livro, mas pretendo assistir ao filme!
http://www.elianedelacerda.com
Adorei a postagem. Ainda não vi a adaptação porque quero ler o livro primeiro, e achei curioso saber que o filme emociona mais que o livro. Não é a primeira pessoa que vejo que fala isso. Parece que a adaptação ficou ótima mesmo, adorei o trailer e as fotos. :)
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirquero muito ler o livro e ver o filme.
beijos
http://amandastale.blogspot.com
As vezes acontece hehehe. É raro mas de vez em quando o filme consegue ser melhor. Não irei assistir o filme, pois ainda não li o livro, mas espero gostar de ambos.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Gostei da dica Ane. Ainda não li o livro, mas estou louca para assistir o filme. É uma pena que ainda não tenha chegado aos cinemas de Taboão da Serra... Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Não se sinta culpada por ter gostado mais do filme do que do livro, Ane. Acho que aconteceu comigo em O Doador de Memórias. HAHA
ResponderExcluirLi o livro e estou ansiosa pelo filme, quando assistir terei uma opinião ;)
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
eu ainda não li o livro e muito menos vi o filme. Sinceramente, eu acho que vou gostar mais do filme só porque acho que me vai causar muita mais emoção como aconteceu com o livro e filme Um momento inesquecível
ResponderExcluirrefugio-acessível.blogspot.com
AHHHH, eu senti o mesmo ao assistir a adaptação Se Eu Ficar! O Filme, para mim, conseguiu transmitir melhor algumas coisas e assim como você, não vi tanta superficialidade como vi no livro sobre as diferenças entre gostos musicais ou até em algumas cenas, a insensibilidade de Mia para com a morte de seus pais. Amei amei amei a adaptação por vários motivos também, quase todos iguais aos que você listou aqui <3
ResponderExcluirBeijos
http://mon-autre.blogspot.com.br/
Oi Ane! Eu amei o filme, as expectativas que o livro não supriu, no filme foram superadas, gostei do romance sendo melhor abordado e principalmente do lado musical, o rapaz que faz o Adam canta muito bem.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Ainda não vi o filme, mas já li o livro e gostei muito! Não chorei enquanto lia, mas só de ver o trailer meus olhos marejaram, rsrs.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com