| Arquivado em: Resenhas.
• Editora: Novo Conceito
• Ano de Lançamento: 2015
• Número de páginas: 224
• Classificação: Ótimo
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.
Onde Comprar: Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Submarino - Compare os Preços.
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.
Desde que li a prévia de A Mais Pura Verdade, percebi que a simples história de um garotinho e seu cão iria me emocionar muito. Por esse motivo adiei o máximo que pude a leitura, com a esperança que quando chegasse o momento de ler o livro até o final, meu coração estivesse mais preparado. O que se mostrou um grande engano, pois mesmo que eu esperasse mil anos para ler esse livro, meu coração de forma alguma estaria suficientemente preparado(...).
A sinopse entrega bem do que se trata a história, e claro que quando a lemos vários livros no mesmo estilo nos vêm à cabeça. Mas, embora tudo a principio pareça muito igual, há algo que tornar A Mais Pura Verdade diferente e especial. Talvez seja o fato da narrativa ser focada em uma criança cujo único objetivo é realizar um sonho. Ou pode ser que a combinação de criança doente e cãozinho fofo seja a “receita infalível” para partir corações. Só que a verdade, é que esse livro não fala de perdas e das coisas que elas nos fazem deixar para trás. Essa história acima de tudo nos fala de fé, de persistência e de amizade.
Dan Gemeinhart usou os elementos certos para criar um enredo angustiante e emocionante. Por que sim, em muitos momentos sofri por Mark e Beau e desejei que fosse possível ajudá-los de alguma maneira. Porém, apesar do “clichê certo”, esse é um livro que surpreende por mostrar que por mais grave que seja o problema ou a situação nunca devemos desistir de nossos sonhos. Gemeinhart através de uma narrativa despretensiosa e sincera nos ensina que esperar o pior só torna tudo mais difícil. E principalmente que a vida seria mais simples se enxergássemos o mundo com a mesma coragem e inocência que as crianças enxergam. Por que se pararmos para pensar, vamos perceber que conforme vamos envelhecendo, perdemos a coragem de explorar o mundo e de viver de forma plena.
Conforme envelhecemos passamos a nos esconder de tudo de nós mesmo. Vemos o mundo com um lugar sombrio e perigoso e com isso deixamos passar momentos que poderiam ser únicos. Claro que nem todos os dias serão bons, e assim como Mark e Beau enfrentaram inúmeros desafios para realizar um sonho, nós também precisamos correr riscos. Não importa se ao final da jornada sairemos vitoriosos ou não. Pois o importante é que tentamos, e chegar ao topo é um mero detalhe quando toda a aventura está na subida.
Mark e Beau são personagens que conquistam um lugar especial em nossos corações logo nas primeiras páginas. E lá ficaram por um bom tempo, por que assim como sua história são inesquecíveis. Chorei sim e muito, mas não de tristeza. Seria até uma “falta” de consideração da minha parte para com o Mark e Beau ficar triste quando eles me ensinaram tanto. Quando eles me fizeram recordar de todos os meus sonhos que por julgar impossíveis deixei para trás. E principalmente por eles mostrarem que nada em nossa vida é mais valioso do que o amor. O amor que damos e recebemos. O amor que nos dá coragem e nos mantém vivos. O amor que nós faz ter fé e acreditar.
Por que fé não remove montanhas, e sim nos mantém firme e incentiva a seguir em frente sempre. Essa é a mais pura verdade.
“ Eu não disse nada. De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta.”
Essa não é a simples história de um menino doente que um dia fugiu de casa com o seu cão para escalar uma montanha. E sim história de um muito menino especial e de seu melhor amigo, que mesmo quando tudo parecia dar errado não desistiu de seu objetivo, - viver.
Oi Ane! Eu adorei o livro, o autor não ficou preso no drama da doença, claro que o assunto está ali e nós sabemos que cedo ou tarde cobrará seu preço, mas eu me encantei por o foco maior ser na amizade e na busca por um sonho, embora triste, é um livro muito inspirador, não acredito que seja sobre morte, e sim sobre vida e muito bem vivida. Fico feliz que tenha gostado.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Sam e Beau me conquistaram! é tão bacana a editora ter trazido este livro, é de encantar e emocionar!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Ane!
ResponderExcluirEu também curti muito essa leitura. Foi uma das melhores deste ano, sem dúvidas. Eu não me emocionei, mas fiquei mega aflito nos momentos finais. E o autor possui uma narrativa despretensiosa e gostosa de verdade.
Adorei saber sua opinião.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.blogspot.com
Olá, Ane!
ResponderExcluirEsse livro está na fila para eu lê-lo. Amei sua resenha só me deu mais vontade de ler logo <3
http://blogexplicita.blogspot.com.br/
Oi Ariane!
ResponderExcluirPelo jeito, todo mundo se emocionou muito com esse livro. Lembro que quando as Primeiras Impressões de vários blogueiros, me perguntei se não viria decepção pela frente, mas pelo jeito o livro ficou muito longe disso. Que bom.
Não li o livro, mas concordo com você que a história parece ter alguns clichês, mas isso vai de como o autor manipula os elementos, não é porque é clichê que não funciona. Pelas reflexões que o livro levou você a fazer, Dan deve ter manipulado tudo muito bem.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Olá,
ResponderExcluirEsse livro parece ser uma história encantadora, estou super a fim de lê-lo, acho que vou adorar :)
Beijos, Paradoxo Perfeito
Oi! Sempre vejo apenas comentários positivos sobre este livro, deve ser muito bonito e encantador. Adorei sua resenha. :)
ResponderExcluirbeijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Foi uma das resenhas mais lindas que eu já li. ♥
ResponderExcluirLi a prévia e fiquei bastante angustiada, mas com vontade de ler a continuação. Amo livros que me ensinam desse jeito. No momento, acho que estou preferindo livros mais leves. Só para distrair mesmo, sabe? Mas esse está na minha listinha! E amei essa parte do post: "Por que fé não remove montanhas, e sim nos mantém firme e incentiva a seguir em frente sempre. Essa é a mais pura verdade." Perfeito! :')
Beijos,
Carol
www.pequenajornalista.com.br
Oi Ari!
ResponderExcluirEsse é um livro que está na minha lista, vejo muitos elogios dele.
Amei sua resenha e me fez ficar com mais curiosidade para ler.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirOlha já li muitas resenhas desse livro e a cada uma que passa a vontade de ler vai aumentando.
Por enquanto estou "presa" em Harry Potter e determinada a ler a saga toda.
Mas esse livro está na minha lista de desejados há algum tempo!
Beijo, amei a resenha!
O Outro Lado da Raposa
Oi Ariane,
ResponderExcluirEsse livro estar recebendo bons comentários e por sua resenha deu para perceber que a trama e cativante. Espero poder lê-lo no futuro.
*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Estou louca por esse livro, vejo muitos blog falando dele. Me parece ser ótimo pelas críticas tão positivas.
ResponderExcluirBeijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br
Oi Ane!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, até me fez pensar diferente sobre esse estilo de livro (onde desde o início você já sabe que o protagonista morre e já sabe que vai chorar). A Culpa é das Estrelas me traumatizou um pouco porque, inicialmente eu adorei mas, depois, me senti "feita pra chorar" pelo enredo, e isso me incomodou. :(
Parece que A Mais Pura Verdade tem outros ensinamentos além desse. =)
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
PS: vi que você tá lendo Persépolis! Espero que esteja gostando!
Awww que linda ficou sua resenha! Cheia de emoção, conseguiu transmitir bem o significado da história, e a intenção do autor foi maravilhosa, demonstrar o quão longe a fé, perserverança e pensamento positivos podem te levar. Deve ser uma história de arrancar o coração mesmo <33
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Tem resenha nova no blog de "Só tenho olhos para você", vem conferir!
Eu gostei muito da premissa desse livro; fala de um garoto doente mas não foca na doença, foca mais no objetivo dele. Adorei a narrativa do autor, me prendeu bastante e devorei a prévia em poucas horinhas!
ResponderExcluirbeijos,
whoosthatgirrl.blogspot.com
Oi Ane =)
ResponderExcluirSó vejo resenhas positivas desse livro e estou super curiosa querendo ler, mas sei que vou chorar, livros que envolvem animais são muito emotivos e ainda mais um garotinho que luta até o fim para realizar seus sonhos, gostei de saber que não é igual a muitos que conhecemos, por mais que seja clichê a história, acredito que esse livro tenha algo especial, e espero em breve descobrir.
BeijOs!!!
@jannagranado
@lpdiversao
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br
Oi Ane
ResponderExcluirAcho que estou meio durona, porque esse livro quase não mexeu comigo como aconteceu com tantos outros leitores assim como aconteceu com você.
Vi o quanto a história é tocante e tudo mais, mas ele não me tocou, não chegou até me coração Faltou algo.
Achei a história bastante irreal e absurda em alguns momentos e talvez esse tenha sido um dos Fatores que me fizeram desgostar.
Sua resenha ficou linda.
Beijos
mundo-de-papel1.blogspot.com.br
É, pelo jeito esse livro conquistou muita gente! Ainda não li, mas está na wishlist, estou super curiosa! Beijos, Jú
ResponderExcluirdocurailusoria.blogspot.com