Sponsor

maio 30, 2021

Os 12 signos de Valentina por Ray Tavares

| Arquivado em: RESENHAS

Os 12 signos de Valentina da autora Ray Tavares, foi um livro que me achou a atenção desde a época do seu lançamento, por um motivo um tanto óbvio para quem me conhece, o fato dele ter com plano de fundo um dos meus hobbies favoritos, - a astrologia.

Com uma narrativa leve e fluida, esse é o meu o primeiro livro que leio da autora e confesso que, comecei a leitura achando que ele ia entrar na minha lista de favoritos, pois os capítulos iniciais são bem promissores.  Só que infelizmente, no decorrer da leitura,  tive a sensação que a autora acabou "escorregando" um pouco tanto na construção, como no desenvolvimento da história e de seus personagens.


ISBN: 9788501110886
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2017
Número de páginas: 392
Classificação: Bom
Compre Aqui

Sinopse: Isadora é ariana e seu ex-namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?


Isadora é uma estudante de jornalismo, que não está conseguindo lidar direito com o fim de seu longo relacionamento. Cansada de ver a jovem sofrendo por quem não a merece, Marina sua prima, a arrasta para uma balada. Depois de ficar bêbada e passar praticamente a noite toda se escondendo no banheiro, Isadora descobre o porquê seu namoro com Lucas não deu certo. Segundo a faxineira do local, os dois são "astrologicamente" incompatíveis, afinal ele é peixes e ela é de áries.

Tal descoberta acende uma luz na mente de Isadora que então, passa a mergulhar fundo no misterioso mundo da astrologia. Obcecada pelo assunto e disposta a comprovar que a culpa do seu namoro não ter dado certo é das estrelas, Isadora resolve unir o útil ao agradável e transforma o seu trabalho final de jornalismo online, em um meio de conhecer e se divertir com os outros signos do zodíaco enquanto não encontra seu paraíso astral, ou seja o libriano perfeito.

Mas o que Isadora não esperava, é que seu blog, Os 12 signos de Valentina em pouco tempo fosse se tornar um dos assuntos mais comentados pelos corredores da universidade. Agora ao mesmo tempo em que, segue a sua saga de encontros pela mandala astrológica, ela vai precisar lidar com dois problemas. O primeiro é evitar que todos descubram a verdadeira identidade de Valentina e o segundo, proteger o seu coração do charmoso Andrei.

Os 12 signos de Valentina, possui todos os elementos que compõem uma boa comédia romântica. A narrativa começa bem, mas conforme a história avança os dramas e algumas atitudes da Isadora vão se tornando cansativas, visto que na tentativa de criar uma protagonista desconstruída, a autora acaba “pecando” pela superficialidade.

O enredo como um todo têm pequenos, mas perceptíveis problemas em sua construção e isso, no decorrer da narrativa acaba gerando diversas incoerências. Os personagens no geral são pouco desenvolvidos e muitos deles parecem que foram simplesmente “jogados” na história para dar “volume”.

De todos o que senti falta de um desenvolvimento melhor foi o Andrei. Ele é um personagem carismático e com uma narrativa pessoal interessante, mas que acaba sendo pouco explorada por conta das aventuras pelo zodíaco da protagonista. Além disso, a facilidade com que a Isadora encontra os rapazes lindos de cada signo para o seu “experimento”, deixou tudo muito simplista e terrivelmente previsível.

Porém algumas situações na história me incomodaram mais que outras como, por exemplo, o modo como a Isadora lida com o fim do seu relacionamento. Consigo entender todo o sofrimento que o término causa na personagem, mas acreditar que seu namoro terminou por “culpa” da astrologia é no mínimo imaturo.

Em nenhum momento, vi a Isadora parar e refletir sobre os pequenos sinais de que seu namoro com o Lucas não vinha bem e quando confrontada sobre os problemas existentes na relação, a protagonista alega que suas atitudes foram motivadas pelo simples fato de ser  ariana.

“- O que seria das nossas vidas sem alguns acontecimentos inesperados? Completamente entediante.”


Outro ponto que reforça o que comentei acima, sobre a tentativa da autora criar uma personagem desconstruída, mas acabar acertando na militância e superficialidade é quando a Isadora confunde gentileza com machismo. A protagonista fica brava porque o rapaz abre a porta do carro para ela e paga a conta do jantar sozinho. Gente, quer dizer que agora é proibido um homem ser gentil? “Menos Isadora, bem menos”. Até porque a incoerência é tanta que em uma outra situação, ela não se incomoda do rapaz pagar a conta sozinho.

O estereótipo exagerado como os signos são apresentados também me pareceu "forçado". Desde o único rapaz gordinho, comilão e ciumento ser do signo de touro, o descendente de coreano reservado e sério do signo de virgem, o confuso de gêmeos, mulherengo de sagitário e por aí vai. De verdade, isso me irritou muito durante a leitura, porque fica claro que a única fonte de pesquisa que a autora consultou sobre o tema, foram aquelas revistinhas de banca que todo mundo em algum momento da vida leu.

Sei que o intuito do livro é ser divertido e em partes, a narrativa entrega exatamente isso. Porém a astrologia já é um tema muito "banalizado" e como uma pessoa que dedica uma parte do seu tempo para estudar o assunto, me senti profundamente incomodada, em ver que não houve uma pesquisa prévia e séria sobre o tema que é o plano de fundo da obra.

Ray Tavares acertou ao inserir na narrativa elementos, referências e expressões da cidade de São Paulo. Uma das coisas que mais gosto nos livros nacionais é me identificar com essa brasilidade. Os 12 signos de Valentina, se passa em lugares clássicos da capital paulista e isso, me deixo morrendo de saudades de uma época sem pandemia e nos meus passeios no bairro da Liberdade e na Avenida Paulista.

Além disso, mesmo com as minhas ressalvas não nego que em muitos capítulos fiquei com um sorriso no rosto, especialmente porque é impossível não se encantar com o Andrei durante a leitura. Em suma, Os 12 signos de Valentina é uma comédia romântica fofa e que funciona bem, para aqueles momentos em que estamos precisando de algo mais leve para deixar o nosso coração quentinho.

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Oi Ane! Comecei a ler outro da autora e não segui adiante, pois não me agradou muito. Quem sabe este aqui seja mais meu jeito e eu acabe gostando. Vou dar uma olhadinha. Boa semana.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente astrologia não me chama atenção, por isso não me animei tanto com a história. Mas acredito que algumas partes do livro também me deixariam com um sorriso no rosto. E que bom que apesar das ressalvas, você curtiu.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ariane. Como vai? Que bom que a obra foi satisfatória pra você, apesar das ressalvas. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Ariane,
    Li esse livro já tem alguns anos e gostei bastante. Gostei da sua resenha e principalmente das ressalvas. O fato de culpar o signo pelo fim do relacionamento me irritou um pouco também, mas o estereótipo dos signos nem tanto. Acho que isso vale mais por quase não ser ligada aos signos e mal saber esse básico. Mas acho que se fosse ligada no assunto como você também me incomodaria bastante.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ane.
    Eu li um outro livro da autora que gostei bastante. Mas esse não me interessou porque ao contrario de você eu não me interesso muito por astrologia. E pelo que li aqui ela repetiu os mesmos erros desse livro no livro que li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane, tudo bem?
    Começa errado que o mulherengo devia ser de Libra, o signo mais "joga charme" flertador do Zodíaco hahaha! :P
    Brincadeiras à parte, foi bom ter lido sua resenha. Esse livro tá no meu e-reader há eras e nunca começo, talvez seja uma intuição me dizendo que vou me decepcionar hahaha! Não suporto adultos agindo como adolescentes, e parece um pouco o caso da protagonista. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Hey Ane o/

    Que pena que ele não atingiu todo o potencial para ser um livro favoritado.

    Esse assunto de signos me lembrou de outro livro totalmente diferente desse, mas que também tem uma protagonista envolvida com o assunto de Astrologia: Sobre os Ossos dos Mortos, ganhou um prêmio nobel.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso confessar que, apesar das comédias românticas as vezes serem bobas e possuírem furos, eu amo! Comentei agora mesmo em um outro blog que toda vez que quero relaxar das leituras pesadas ou dos problemas, leio uma comédia romântica que me arranca um sorriso no rosto! O blog 12 signos de valentina me lembrou uma época que parece bem distante: 2013 e os blogs no auge hahahahaha que época! Eu era bem novinha, mas a internet era bem mais gentil e um lugar de inspiração. Enfim, não conheço muito de astrologia, mas já imaginava que o livro não se aprofundaria nesse tema e seria um pouco superficial, como você disse, é um tema que está banalizado (horóscopo da capricho). enfim, gostei bastante da temática do livro, com certeza leria para relaxar um pouquinho e sorrir. Inspiradora resenha!
    Abraços!
    claraaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,

    Eu li esse livro faz um tempinho, mas gostei da história, principalmente pelo romance. Concordo com suas ressalvas.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Eu li esse livro faz bastante tempo, e na época eu super amei o livro. Lendo a resenha agora, acho que me incomodaria nos mesmos pontos que você. Tentei ler um outro livro da autora, Hacker, mas não gostei e desisti.
    beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, essas comédias romanticas costumam me agradar, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane,
    Esse foi meu primeiro contato com a Ray e eu me encantei com a fluídez da escrita dela!
    A obra é divertida e atual, mesmo não sendo uma seguidora fiel dos signos e tal, consegui ficar bem imersa na leitura e tenho um carinho especial pela história.
    Falo também da simpatia que a Ray é pessoalmente, uma fofa querida!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. A informação sobre signos iria passar batida porque não sei muito a respeito. Um dos poucos livros que li e que traz como plano de fundo signos foi Juntos para sempre de Cameron Dokey e lembro que na época em que li ter gostado bastante. Espero que tenha algum livro que trate do assunto com mais profundidade e que ele chegue a você no momento certo.
    Não conhecia a autora, depois vou dar uma olhada porque comédia romântica sempre me deixa feliz haha

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu até ensaiei ler esse livro na época que saiu, mas deixei pra lá... ainda bem porque pelo que você comentou da Isadora, eu só ia me estressar kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, tudo bem?
    Já conhecia o livro de nome, mas a sua e a primeira resenha que leio.
    Apesar das ressalvas a autora parece ter criado uma trama que no fim consegue ser um bom entretenimento.

    *bye*
    Marla
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ariane,
    Super te entendo, tem livro que a gente fica toda empolgada para ler e aí vem a chuva e molha tudo. Muito triste a escritora ter dar furos tão grandes assim ao ponto de te incomodar.
    A sua resenha foi ótima ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu li um livro da autora e gostei da escrita dela, é bem fluida e divertida. Mas era na verdade um conto, então não tinha muito espaço para defeitos ali. Esse livro está na minha lista de desejados há um tempo, mas agora com suas ressalvas, e também depois da última experiência lendo um chicklit, já não sei se leria esse livro nessa altura da vida. Acho que ficaria incomodada com as mesmas coisas que você, e não sei se eu gostaria de como iria ver o desenrolar da trama.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  18. Ooi
    Eu acho esse livro bem fofo, apesar de bem bobinho. Adorei seus comentários sobre os estereótipos, acho que muitas pessoas não chegaram a pensar nisso durante a leitura (inclusive eu).

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  19. Oi Ane, sua linda, tudo bem?
    Ah, mas que pena! Parecia que tinha tudo para ser divertido e romântico ao mesmo tempo. Eu não tenho experiência nesse gênero de livro, mas como eu indiquei lá no blog da Hanna, eu vi um filme que amei chamado: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom. Nunca li o livro, mas o filme é muito bom. Sua resenha ficou ótima como sempre!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Olha te dizer que tenho pé atrás com esse e todos os livros booms de astrologia + romance que andam lançando justamente por temer o tópico do estereótipo. Pesquisa João Bidu não é comigo, até pq o horóscopo desse moço nunca foi certeiro na minha adolescência kkkkkkk

    Até tenho vontade de ler, por ser nacional e por ter astrologia como hobby tb, mas tenho certeza que vou implicar com as mesmas coisas que você, sem tirar e nem por. haha

    E vamos combinar que o rapaz de Touro deveria ser o único lindo de morrer =x HAHAHA

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Não conhecia o livro, não estou lendo livros do gênero no momento e uma pena que o livro não te agradou tanto, faz parte.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Aii que pena que o livro se perde em alguns aspectos. O tema me pareceu interessante, mas realmente se o livro não tiver um desenvolvimento legal acaba que só o tema por si só não se sustenta sozinho, né?
    Um beijo

    ResponderExcluir

© 2010 - 2021 Blog My Dear Library | Ariane Gisele Reis • Livros, Música, Arte, Poesias e Sonhos. Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in